CONSTRUÇÃO CIVIL

O Que é Construção Civil?

Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.

Basicamente é a etapa de um projeto de arquitetura ou engenharia onde ocorre a sua execução, ou seja, a construção é a execução daquilo que foi projeto pelo engenheiro ou arquiteto e constitui a parte da fundação, alvenaria e acabamento.

fundação diz respeito ao alicerce, colunas, estacas, baldrames e outros elementos que são feitos para servir de base para erguer a casa, prédio ou outro tipo de construção.

alvenaria ou estrutura é composta de paredes, colunas, amarração, laje e outras partes da obra.

acabamento são as etapas de finalização como a colocação do piso, forro, revestimento das paredes, colocação de peças como pia, objetos de banheiro, pintura, entre outras etapas.

construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país. Desde a promoção do bem-estar das pessoas por meio de moradias e edificações até o desenvolvimento das cidades através da infraestrutura urbana, o setor é responsável por movimentar o Produto Interno Bruto (PIB), empregar a força trabalhista e também estimular o setor econômico.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

O planejamento é a etapa anterior a qualquer tipo de projeto, considerando que a construção de uma residencia é um projeto oneroso e a longo prazo devem ser tomados alguns cuidados na etapa do planejamento para evitar problemas futuros.

É importante pensar junto com os familiares os seguintes pontos da construção: localização, padrão da construção, quantidade de cômodos, revestimentos entre outros pontos importante que devem ser pensados antes de começar a construção.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM ORÇAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

O orçamento de uma construção é parte importante do projeto, ele deve ser feito com cautela e prudência para não ser surpreendido por um item importante, caro e não orçado anteriormente.

É importante que o orçamento tenha um fundo de emergência ou contingência para que seja possível cobrir algum possível imprevisto durante a construção.

É interessante ressaltar que se houver necessidade de economizar na construção que isto não seja feito nas partes básicas como fundação e estruturação da casa, tais fases são importantes e dão sustentação a todo o projeto de construir uma residência.

O orçamento dos acabamentos não pode ser negligenciado, apenas de não fazer parte da estrutura da casa, em alguns casos tem a função de protegê-la e pode acabar sendo a parte mais cara da obra.

Deixe um comentário